sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A resistência a insulina Existe?

O que é resistência a insulina?


A resistência à insulina descreve a sensibilidade do corpo aos efeitos da insulina. Alguém que diga ser sensível à insulina exigirá quantidades menores de insulina para baixar os níveis de glicose no sangue do que alguém com baixa sensibilidade.

A resistência à insulina varia de pessoa para pessoa e os médicos podem realizar testes para determinar o quão sensível é o indivíduo para a insulina.

Como a resistência à insulina afeta pessoas com diabetes?


As pessoas com baixa resistência à insulina, também referidas como sensibilidade à insulina, exigirão quantidades maiores de insulina, quer do próprio pâncreas, quer de injeções, a fim de manter a glicemia no estável.



Ter resistência à insulina é um sinal de que seu corpo está tendo dificuldade em metabolizar a glicose, e isso pode indicar problemas de saúde mais amplos, como a pressão arterial elevada e os níveis de colesterol também podem estar presentes.

Em contraste, ter uma sensibilidade particularmente alta à insulina também pode causar problemas para pessoas com diabetes tipo 1, particularmente crianças pequenas.

Por que a resistência à insulina é importante?

A baixa sensibilidade à insulina pode levar a uma variedade de problemas de saúde. O corpo tentará compensar a baixa resistência à insulina ao produzir mais insulina.

No entanto, um alto nível de insulina circulante (hiperinsulinemia) está associado a danos aos vasos sanguíneos, pressão alta, doenças cardíacas e insuficiência cardíaca, obesidade, osteoporose e até câncer. 

Períodos de estresse e doença podem ambos introduzir períodos de curto prazo de sensibilidade reduzida à insulina. Na maioria dos casos, a sensibilidade à insulina deve se recuperar uma vez que o estresse ou doença passou. 

A alta resistência à insulina pode ser problemática?


De um modo geral, ter uma boa resistência à insulina é um sinal de boa saúde, no entanto, há momentos em que uma maior sensibilidade pode ser problemática.

Para as pessoas com diabetes tipo 1, a alta resistência à insulina às vezes pode aumentar o risco de hipoglicemia.

Se você é particularmente sensível à insulina, existem canetas de insulina que podem dar metade das unidades e podem ajudar a reduzir o risco de hipoglicemia. Se você sentir que se beneficiaria de uma caneta com gradações de meia unidade, fale com seu médico especialista em diabetes ou diabetes.


A atividade física é bem conhecida por ter efeitos de resistência à insulina e isso também pode apresentar maior risco de hipoglicemia para pessoas com insulina e outros medicamentos que podem induzir hipoglicemia.

Os efeitos sensibilizadores de insulina dos exercícios podem, por vezes, durar até 48 horas, por isso é importante estar atento ao aumento do risco de hipótese.

Como ocorre baixa resistência à insulina entre os diabéticos?


A baixa sensibilidade à insulina, ou a resistência à insulina, está associada à diabetes tipo 2, mas também pode ocorrer entre os diabéticos tipo 1. As pessoas com diabetes tipo 1 e resistência à insulina dizem ter diabetes dupla.

Os pesquisadores ainda não entenderam completamente o que faz com que o corpo se torne resistente à insulina, mas encontrou associações fortes entre ter um excesso de gordura em torno dos órgãos (chamado gordura visceral) e diminuição da sensibilidade à insulina.

Como aumentar ou diminuir minha resistência à insulina?


Felizmente, a sensibilidade à insulina pode ser aumentada e melhorada ao mudar seu estilo de vida. Isso inclui exercícios e escolhas alimentares. O exercício é extremamente importante e tem um efeito poderoso na sensibilidade à insulina.


 
Qualquer tipo de exercício físico tem o potencial de tornar sua insulina mais eficiente. A combinação de atividades aeróbicas com treinamento de resistência mostrou ser uma maneira efetiva de aumentar a sensibilidade à insulina.

De que outra forma posso me tornar mais sensível à insulina?


Além de realizar atividade física, perder excesso de gordura corporal pode ajudar a melhorar a resistência à insulina.

Escolha alimentos com maior fibra e menor IG e carga glicêmica para ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina.
Outras formas de melhorar a sensibilidade à insulina são dormir o suficiente e reduzir os níveis de estresse.

Quais são os benefícios de uma menor resistência à insulina?


Você pode fazer muita diferença com a eficácia da sua insulina. Ser sensível à insulina tem inúmeros benefícios para a saúde. Por exemplo, se você tomar insulina diária, ter uma sensibilidade aumentada pode ajudá-lo a tomar doses mais baixas.

Numerosas pessoas com diabetes tipo 2 foram capazes de reduzir e até mesmo sair da medicação para o diabetes como resultado de perder peso e aumentar sua sensibilidade à insulina.

Melhorar a sensibilidade à insulina é uma excelente ideia, não só para seu controle de diabetes, (conheça uma ótima receita para baixar a glicose rapidamente) mas para sua saúde em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário